BOSS - Big Open Source Siblings (2020 - Em andamento)

1 minuto(s) de leitura

É comum que desenvolvedores novatos se envolvam em projetos de software livre para aprimorar suas habilidades, principalmente em programação. No entanto, esses desenvolvedores, ao ingressarem nesses projetos, enfrentam diversas dificuldades em seus primeiros passos e, muitas vezes, encontram-se aprendendo de forma autodidata. Estudos anteriores indicaram que cerca de 80% dos novatos acabam desistindo nesse processo. Eles enfrentam obstáculos ao adquirir as competências essenciais para realizar as tarefas e enfrentam dificuldades em receber apoio dos membros do projeto. Sem o suporte adequado, esses iniciantes tendem a perder a motivação, consomem recursos da comunidade e, por fim, abandonam o projeto.

O objetivo principal deste projeto é oferecer suporte aos novatos desde o início de suas contribuições em projetos de software livre, visando ajudá-los a adquirir habilidades fundamentais. Um aspecto frequentemente negligenciado na literatura é compreender como os novatos desenvolvem novas habilidades nesses projetos e como podemos oferecer apoio nesse processo. Os projetos de software livre oferecem uma excelente oportunidade para a aprendizagem por meio de exemplos práticos, uma abordagem comprovadamente eficaz para adquirir conhecimentos e habilidades técnicas em diversos contextos.

A iniciativa BOSS foi projetada para capacitar grupos sub-representados na indústria de tecnologia a aprender e contribuir para projetos de código aberto. Com foco na mentoria, o programa oferece um ambiente de apoio onde os participantes podem desenvolver as habilidades necessárias e a confiança para trabalhar em projetos. O processo de mentoria inclui experiência prática em um espaço seguro e inclusivo, abordando tanto os aspectos técnicos do código aberto quanto os desafios pessoais, como interseccionalidade e síndrome do impostor.

Ao final do programa, os participantes terão uma base sólida de conhecimento e experiência que poderão usar para buscar contribuições adicionais para projetos de código aberto. A iniciativa BOSS está comprometida em promover diversidade e inclusividade na comunidade de tecnologia, fornecendo uma plataforma para que indivíduos de grupos sub-representados desenvolvam suas habilidades e avancem em suas carreiras.

Resultados Obtidos

O programa BOSS já completou duas temporadas, resultando em aproximadamente 5 projetos de software livre. Em 2021, conquistamos o primeiro lugar no Desafio de Community Engagement do Gnome, superando outras 150 iniciativas que visavam promover a contribuição para o software livre.

Prêmcio Desafio de Community Engagement Gnome

Financiamento

Atualizado em: