ARTE E TECNOCIÊNCIA e REENGENHARIA DA VIDA - Sistemas Enativos Afetivos em Bioarte e Softwares Sociais como Inovação Tecnológica - MIT (2014 - Finalizado)

1 minuto(s) de leitura

O Ambiente Virtual Automatizado de Caverna (CAVE) possui aplicações importantes na engenharia biomédica, artes corporais, design de produtos e outros campos. O Laboratório de Realidade Aumentada e Tecnologia (LART) desenvolve pesquisas sobre CAVEs aplicados à visualização científica, liderado pela Prof. Dra. Carla Rocha, da Engenharia de Software, e pelo Prof. Mateus Miranda, da Engenharia Automotiva.

O uso adequado de hardware especializado, incluindo acessórios para imersão em realidade virtual, traz mudanças fundamentais para os métodos de trabalho industrial, bem como para técnicas de treinamento, entretenimento, cultura, arte e saúde. A aplicação se estende além da arte e do entretenimento, principalmente em estudos de jogos, sendo aplicada também nas áreas de engenharia automotiva e biomédica. A Caverna também é um local especial para treinamento em Engenharia Aeroespacial.

De fato, as sensações cinestésicas replicam a sensação de deslocamento dentro de um automóvel, bem como as sensações de vibração e movimentos verticais típicos de um veículo, diferentes velocidades, colisões, etc. Essas diversas condições podem ser criadas pelo sistema em termos de sensações físicas e dados sintéticos fornecidos por atuadores, bem como pelo biofeedback utilizando respiração, calor, batimentos cardíacos e outros sinais coletados por nossos sensores fisiológicos.

Para incorporar e expressar emoções estéticas afetivas dentro dos CAVEs, nossos sistemas configuram experiências cativantes em paisagens de dados, fornecendo narrativas humanas em espaços biocibernéticos.

LART

Resultados

  • O artigo escrito em parceria com o pesquisador do MIT, coordenador do Camera Culture, Ramesh Raskar está disponível aqui.

  • O vídeo com o teste de alinhamento dos projetores e o espaço da CAVE pode ser visto aqui.

  • Um dos experimentos na CAVE pode ser visto aqui.

Financiamento

Finalizado

  • Capes

Contato

Atualizado em: