Residência TIC Brisas UnB (2022 - em andamento)

2 minuto(s) de leitura

A indústria de Software não possui regulamentação específica e não requer formação universitária para atuar no desenvolvimento, gestão e coordenação de projetos. É reconhecida pela boa remuneração, oportunidades de trabalho remoto e pela alta demanda por profissionais qualificados, tanto em âmbito regional quanto nacional. Com vasto material de apoio disponível online, há uma oportunidade significativa de capacitar indivíduos para adquirirem rapidamente as habilidades mínimas necessárias para ingressar nesse setor.

Como coordenadora do projeto ‘Residência em TIC da BRISA - UnB FGA’, lidero uma parceria entre a BRISA - Sociedade para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação - e a Universidade de Brasília, Campus Gama, com o apoio do LAPPIS. Nosso objetivo é oferecer treinamento especializado a estudantes de cursos de tecnologia, incluindo graduação e educação técnica, visando capacitá-los para se tornarem desenvolvedores de sistemas altamente competentes, utilizando as mais recentes tecnologias de informação e comunicação disponíveis.

Etapa EaD

Duzentos e cinquenta alunos serão selecionados para a etapa de Educação à Distância (EAD) em cada temporada. Nessa fase, os alunos passarão por uma capacitação remota abrangendo os seguintes temas essenciais:

  • Programação em Python (ou outra linguagem relevante para o mercado local).
  • Matemática para computação, focada em áreas como criptografia e computação gráfica.
  • Estatística aplicada para Big Data e Inteligência Artificial (IA).
  • Banco de dados e modelagem, direcionados para o campo de Big Data.
  • Fundamentos de IA.
  • Fundamentos de Big Data.
  • Fundamentos de Blockchain.
  • Fundamentos de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV).

Essa etapa EAD tem como objetivo preparar os alunos com uma base sólida nessas áreas essenciais, oferecendo conhecimentos fundamentais para a compreensão e atuação no mercado atual.

Etapa de Imersão

Ao final da fase de capacitação, será feita a seleção de 40 alunos que terão a oportunidade de participar da segunda etapa do curso. Durante esse estágio, os selecionados receberão uma bolsa de apoio, um laptop e serão agrupados em equipes colaborativas para colaborar com uma empresa na resolução de um desafio específico proposto.

Nesta fase, os alunos terão a oportunidade de desenvolver projetos em equipe, com base em desafios apresentados por profissionais atuantes na indústria de software, abrangendo áreas como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Blockchain, Big Data, Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV). O curso aplicará uma metodologia de aprendizado orientada a projetos, fundamentada em pesquisas e experiências educacionais anteriores.

Resultados esperados

São esperados que ao final de duas temporada, pelo menos 300 pessoas sejam capacitadas para atuar na indústria de TI a nível regional, nacional e internacional.

Financiamento

  • Financiamento MCTI/Softex gerido pela Brisas.

Contato

Primeira Turma de imersão brisa

Atualizado em: