Universidades Sustentáveis - Ferramenta para Gestão e Otimização de Contratos de Fornecimento de Energia Elétrica (2023 - em andamento)

2 minuto(s) de leitura

A gestão ineficiente dos contratos de energia das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) muitas vezes resulta em falta de monitoramento baseado em performance.

As consequências do problema são multifacetadas. A gestão ineficiente dos contratos de energia resulta no mau uso do recurso público. Além disso, a ausência de monitoramento baseado em indicadores de performance acarreta perda de produtividade na geração de energia, o que também contribui para o mau uso dos recursos públicos.

A falta de uma metodologia que possibilite o acompanhamento detalhado dos contratos, levando em consideração as variáveis relevantes, é um ponto crítico. Essa lacuna impede a otimização eficiente dos gastos com esse recurso específico, deixando um valor excedente que poderia ser direcionado para outras finalidades.

Além disso, a ausência de um sistema de monitoramento baseado em indicadores de performance é igualmente preocupante. Tal sistema é fundamental para auxiliar os gestores no processo de tomada de decisões estratégicas e na manutenção eficaz do sistema energético, contribuindo assim para o bom funcionamento e aprimoramento contínuo do ambiente operacional.

O uso de ferramentas são essenciais para uma gestão orientada a dados, pois permitem uma análise aprofundada e estratégica dos contratos de fornecimento de energia, facilitando a tomada de decisões embasadas em informações precisas e relevantes. Sistema para garantir a gestão eficiente de contratos de Fornecimento de Energia é necessario esse projeto tem o objetivo de desenvolver tal sistema em softwar livre com as seguintes características:

  • Descrição: Um sistema projetado para assegurar uma gestão eficaz de contratos de fornecimento de energia.
  • Cenários: Utiliza técnicas estatísticas para analisar e avaliar uma variedade de cenários de contratação de energia.
  • Recomendações: Gera sugestões e recomendações de ajustes nos contratos, com o intuito de promover a economia de recursos. Essas recomendações visam otimizar os contratos para alcançar eficiência financeira e operacional.

Resultados esperados

A ferramenta em questão é um sistema especialmente desenvolvido para assegurar uma gestão eficiente de contratos relacionados ao fornecimento de energia. Sua funcionalidade principal reside na aplicação de técnicas estatísticas avançadas, permitindo uma análise minuciosa e abrangente de diversos cenários envolvendo esses contratos. Através dessa capacidade analítica, o sistema é capaz de examinar variáveis cruciais e oferecer insights valiosos para a tomada de decisões estratégicas.

Um dos pontos mais destacados desse sistema é sua habilidade em gerar recomendações personalizadas. Com base nos resultados obtidos através da análise estatística dos cenários contratuais, a ferramenta produz recomendações específicas de ajustes. Essas recomendações são voltadas para otimizar os contratos, direcionando-se principalmente para a economia de recursos.

Financiamento

Em andamento:

  • Ministério da Educação - Termo de Execução Descentralizada (TED) - 2023 - Em andamento

Contato

Se tiver questões sobre esse projeto, entrar em contato conosco:

mec

Repositório com todos os artefatos produzidos no projeto

Atualizado em: